ABC busca esclarecer algumas informações sobre o desenvolvimento do trabalho de marketing do clube, desenvolvidos em menos de três meses de criação desse departamento.
A Diretoria de Marketing e Comunicação desenvolveu desde a criação das duas diretorias, que no Clube é assumida na prática pelo mesmo vice-presidente, ações as mais diversas junto com gerente de comunicação Alan Oliveira, que tragam aproximação com a sociedade, principalmente com a imprensa, sendo esta eleita a grande parceira do clube, e a torcida que é o maior patrimônio. Estas ações muitas vezes não são notadas, mas os resultados nós sentimos com grande beneficio para o clube.
Exemplos:
1. O ABC criou o Departamento de Marketing na nova diretoria. A decisão de investir nessa área foi inédita em toda história do clube, em quase 95 anos de glórias, com a contratação de uma empresa especializada para este fim;
2. A primeira ação de marketing do clube na nova fase foi resgatar a autoestima do torcedor. Para isso, fizemos a apresentação do elenco diferenciada, empossando os novos vice-presidentes, no estádio Frasqueirão, uma segunda-feira à noite, em pleno verão, que recebeu mais de 3 mil pessoas no dia que contou com show do humorista Zé Lezin, DJ Bruno Giovanni, fogos, envolvimento. E não estava acontecendo nenhuma partida naquele momento;
3. Trabalho com foco no relacionamento com a sociedade, o torcedor e a imprensa, com objetivo de dar credibilidade a marca ABC;
4. Em menos de 90 dias, foi elaborado o Plano Comercial do ABC, identificando cada propriedade no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), além de outras oportunidades, tais como camisa, calções, placas de treino, site, etc;
5. O ABC teve a oportunidade de conhecer as melhores soluções para o Sócio Torcedor no Brasil;
6. Para implantar o Sócio Mais Querido, há quatro pontos fundamentais: solução de acesso, solução de CRM, gestão de banco de dados e plano de benefícios. Por esse motivo, o ABC vai escolher o momento certo para lançar o seu;
7. O ABC conheceu o modelo de Sócio do Ceará, por duas ocasiões, viajando ao estado vizinho para implantar em Natal. Na equipe cearense, a equipe de marketing, para lançar o programa de Sócio passou seis meses para apresentar a campanha, trabalho que hoje possui 17 mil sócios, o maior número de contribuintes no Nordeste;
8. O ABC também conheceu também outros modelos de Sócio Torcedor, entre eles na capital paulista, visitando e conquistando materiais consistentes no São Paulo Futebol Clube e Corinthians;
9. Lançamos o Expresso Mais Querido, levando, em confortáveis ônibus, o sócio em dia para assistir aos jogos do ABC em Currais Novos e Caicó no Campeonato Estadual. Esse beneficio foi agregado ao plano atual e no novo deverá também ser implantado;
10. Apesar das dificuldades iniciais existentes, foi feito o melhor possível para o departamento de sócio. Hoje, todos recebem informativos, sabem a importância de participar, de contribuir para termos um time vencedor, fidelizando o nosso cliente. O resultado dessa ação é que a inadimplência está reduzindo a cada dia;
11. O ABC está fazendo campanha para incentivar o torcedor adquirir a Timemania no estádio Frasqueirão, como o sorteio da bola do jogo e da camisa autografada pelos atletas. Com isso, a meta é chegar entre os 20 clubes do país;
12. O Grupo Cimed é o patrocinador máster do ABC, principalmente pelas relações da diretoria, mas foi feito um trabalho comercial bem profissional. Conquistamos novos patrocinadores para o clube, alguns deles já estão nos recentes prismas e placas colocadas no estádio Frasqueirão;
13. Foi criado um projeto da Arena do Frasqueirão, colocando no mercado um produto para trazer novos serviços e produtos para o clube (embora esta não fosse uma prioridade pelo fato do mercado não está muito comprador deste produto e foi feito por encomenda para um fornecedor que estava interessado);
14. Estamos criando novos produtos, seguindo a linha de grandes clubes e por estratégia de mercado não podemos divulgar;
15. Cada produto está sendo planejado pelo departamento de marketing e as ações de divulgação serão feitas no momento certo, para não perder o efeito da surpresa;
16. Dentro das campanhas com torcedor e a imprensa, foi criado uma ação promocional de motivação com sorteios de ingressos com torcedores através do site, twitter e orkut do ABC, além de ações promocionais na mídia: jornais, tevês, rádios e internet.
17. Estaremos no ar nesses próximos dias com um site profissional que dará orgulho a todo ABCdista incluindo as melhores tecnologias para a Web;
Por fim, o ABC tem como carro chefe o futebol, por isso tem um departamento de futebol com 95 anos. Hoje, o clube está formando e montando um grande grupo de pessoas para que os objetivos sejam conquistados o mais rápido possível, mas nem tudo poderá ser feito em três meses. Se for olhar para o mercado, alguns clubes grandes estão há quase dez anos trabalhando para ter o resultado esperado. Acreditamos que em dois anos o ABC será um dos clubes como maior trabalho de marketing, contudo achamos que como os outros clubes esse trabalho estará concretizado ao longo de duas gestões.
Atenciosamente,
Paiva Torres
Vice-Presidente de Marketing, Comunicação e Projetos Especiais do ABC.
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Fonte: abcfc.com.br
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