Translate

domingo, 31 de janeiro de 2010

Mais Querido vence mais uma e segue líder

O Mais Querido conquistou mais uma bela vitória fora de casa. Jogando na noite deste sábado (30), no estádio Leonardo Nogueira – Nogueirão, em Mossoró, o Alvinegro enfrentou o Centenário pela 3ª rodada do Campeonato Estadual e venceu por 3 a 1, de virada. O adversário abriu o placar com Paulo Sérgio, mas Nino, no final do primeiro, tempo, e João Paulo, duas vezes na etapa final, garantiram o trinfo ABCdista.

Com o resultado, o Clube do Povo manteve a invencibilidade na competição, chegando aos sete pontos conquistados e permanecendo na liderança. O próximo compromisso será na quarta-feira (03/02), contra o Santa Cruz, às 20h30, no estádio Frasqueirão.

O jogo

A partida começou equilibrada. A primeira oportunidade foi do Centenário. Aos 7 minutos, Renatinho chutou da entrada da área e obrigou Yamada a fazer boa defesa. Um minuto depois veio a resposta alvinegra. Nino recebeu na direita, fintou o marcador e bateu no canto. Ruan agarrou. Aos 11 minutos um lance polêmico. João Paulo foi claramente derrubado na área. Penalidade que o árbitro não marcou.

O time de Pau dos Ferros aos poucos foi crescendo e abriu o placar aos 16 minutos. Renatinho cobrou falta, Paulo Sérgio apareceu e desviou no canto. Centenário 1 a 0. O gol acordou a equipe ABCdista, que passou a buscar o empate. O Mais Querido passou a tentar em chutes de fora da área. João Paulo, duas vezes, e Jaime, levaram perigo ao gol de Ruan.

Os rubros voltaram a assustar aos 41 minutos. Renatinho recebeu no bico da área e chutou forte. A bola explodiu na trave e saiu. Quando parecia que a primeira etapa terminaria com a vantagem do Centenário, já nos acréscimos, o ABC empatou. Aos 46, Jaime ajeitou para Nino, que dominou e bateu da entrada da área, no canto alto do goleiro, que nada pôde fazer. Um belo gol. Tudo igual no Nogueirão.

O ABC voltou do intervalo mais ligado e logo passou a dominar as ações. Já aos 2 minutos, Jaime lançou Carlinhos, que invadiu a área e chutou cruzado muito perto. Pouco depois foi a vez de João Paulo tentar marcar, mas Ruan defendeu. O Clube do Povo era melhor e chegou a virada aos 12 minutos. Carlinhos roubou a bola e lançou João Paulo, que bateu forte no canto, sem chances. ABC 2 a 1.

Rodrigo Galvão entrou no lugar de Carlinhos, fazendo sua estreia com a camisa do Alvinegro. O Centenário se defendia e mal chegava ao gol de Yamada. Em uma das poucas chegadas, aos 20 minutos, Renatinho cobrou falta com perigo, mas por cima da trave. Só que no minuto seguinte, o Mais Querido marcou o terceiro. Galvão tocou para Jaime, que lançou João Paulo. O jovem atacante ganhou do zagueiro e tocou com categoria na saída de Ruan. ABC 3 a 1.

Depois dos dois gols, João Paulo saiu para a entrada de Ivan. Aos 27, o Terrível tabelou com Jaime, que achou Paulinho na direita. O lateral chutou forte, à direita da trave. Leonardo deu lugar a Cleiton Mineiro. O ABC tocava a bola e o Centenário não conseguia esboçar reação. No final foi só administrar. Fim de jogo. Centenário 1, ABC 3.

Ficha Técnica

Centenário 1 x 3 ABC
Campeonato Estadual 2010
Data: 30/01/2010 (Sábado)
Local: Estádio Leonardo Nogueira - Nogueirão
Público: -
Renda: -

Arbitragem:
Árbitro: Suelson Diógenes
Assistentes: Ubiratan Bruno Viana e Clistenis Juny
4º árbitro: Edson Oliveira de Lima

Centenário: Ruan, Jackson, Paulo Sérgio (Netinho), Tchê, Diego, Keke, Paulinho (Carlinhos), Mogi (Gaúcho), Renatinho, Luiz Carlos, Canindezinho. Técnico: Berg

ABC: Yamada, Paulinho, Tiago Garça, Leonardo (Cleiton Mineiro), Renatinho, Marquinhos, Bileu, Jaime, Nino, João Paulo (Ivan), Carlinhos (Rodrigo Galvão). Técnico: Didi Duarte

Gols:
Centenário: Paulo Sérgio (16 minutos do 1º tempo)
ABC: Nino (46 minutos do 1º tempo) e João Paulo (12 minutos e 21 minutos do 2º tempo)

Cartões:
Centenário: Renatinho e Tchê (amarelo)
ABC: Carlinhos, Jaime e Rodrigo Galvão (amarelo)

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Departamento de Futebol divulga alteração na programação

Martins (RN) - A comissão técnica do Mais Querido se reuniu logo após a confirmação da mudança da partida diante do Centenário - do domingo (31), às 17h, em Pau dos Ferros, para o sábado (30), às 20h30, em Mossoró - e modificou a programação do elenco alvinegro.

As atividades programadas para esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) permanecem inalteradas. No sábado (30), o grupo tomará o café da manhã em Martins e seguirá às 9h30 para Mossoró, onde almoçará e dará sequência ao regime de concentração para o confronto das 20h30, contra o Centenário, válido pela 3ª rodada do Campeonato Estadual.

Após o jogo, a delegação retornará ao hotel para o jantar e repouso. O retorno a Natal está marcado para o domingo (31), com saída prevista de Mossoró para as 8h30.

Confira a nova programação:

Sábado (30/01)

7h às 9h – Café (Martins);
9h30 – Saída para Mossoró;
11h30 – Chegada prevista;
12h – Almoço;
17h – Mini Janta;
18h30 – Preleção;
- Saída para o estádio após a preleção
20h – Aquecimento;
20h30 – Jogo contra o Centenário;
23h – Jantar;
23h30 – Recolher;

Domingo (31/01)

7h às 8h – Café;
8h30 – Saída para Natal;
12h – Chegada prevista.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

André Oliveira é o novo contratado do ABC

O meia André Oliveira, ex-Santos, será anunciado hoje como novo reforço do ABC. As passagens já foram emitidas. O Iraty/PR, clube que detém os passes do jogador, já efetuou a liberação e o contrato assinado.

Sendo assim, André está confirmado como novo reforço do ABC. Na minha opinião, uma boa contratação. Jogador da terra, e que se destacou jogando pelo Santos. Meia habilidoso e rápido. Junto com Jaime, pode qualificar muito o meio de campo do Alvinegro.

FICHA TÉCNICA

André Oliveira de Lima – André Oliveira
Posição: Meio-campo
Nascimento: 20/04/1985 (24 anos)
Naturalidade: Natal (RN)
Altura: 1m70 Peso: 65 Kg
Clubes: São Gonçalo/RN (2004), Ceará/CE (2005), Iraty/PR (2006), Santos/SP (2006), Colonia-ALE (2007), Náutico/PE (2008), Iraty/PR (2009) e São Caetano/SP (2009).

Fonte: Blog do Gringo

ABC vence fora de casa e é líder

O Mais Querido voltou a campo na noite desta quarta-feira (27) e se recuperou do empate conquistado em casa na estreia. Jogando no estádio Leonardo Nogueira – Nogueirão, em Mossoró, o Alvinegro enfrentou o Baraúnas pela 2ª rodada do Estadual e venceu por 2 a 1. Os gols ABCdistas foram marcados por Renatinho e Leonardo, enquanto Cacá descontou para os donos da casa em cobrança de pênalti.

Com a vitória, a primeira na competição, o Clube do Povo chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança do campeonato. O próximo compromisso do ABC será no sábado (30), às 20h30, contra o Centenário, novamente no Nogueirão. Isso porque o estádio 9 de Janeiro, em Pau dos Ferros, não apresentou condições de jogo.

O jogo

O jogo começou sem grandes emoções. As duas equipes se estudavam e a partida ficou bastante disputada no meio, com a prevalência das defesas. A primeira boa chance do Mais Querido só veio aos 22 minutos. E logo saiu o gol. Renatinho cobrou falta pela direita, Carlinhos tentou o desvio no primeiro pau, mas a bola acabou entrando direto. ABC 1 a 0.

Atrás no placar, os donos da casa partiram em busca do empate e por duas oportunidades chegaram com perigo. Na primeira, a zaga ABCdista cortou, na sobra, o atacante chutou por cima. Aos 30, Dida puxou para o meio, e da entrada da área chutou forte. Yamada agarrou. O Alvinegro passou a tocar mais a bola e chegou ao segundo gol aos 34 minutos. Renatinho cobrou escanteio pela direita, Leonardo subiu e cabeceou no canto. ABC 2 a 0.

O Baraúnas voltou do intervalo partindo para cima e logo diminuiu. Aos 3 minutos, Daniel caiu na área e o árbitro marcou pênalti. Cacá cobrou e marcou. ABC 2 a 1. O gol não intimidou o Clube do Povo, que voltou a chegar com perigo aos 9 minutos. Carlinhos cruzou e João Paulo cabeceou muito perto. Na sequência, Gabriel entrou no lugar de Nino.

Seis minutos depois foi a vez de Cacá, também de cabeça, levar perigo ao gol de Yamada. Carlinhos sentiu e deixou o campo para a entrada de Pedrinho. Em um de seus primeiros lances, o volante arriscou de fora da área e mandou à direita da trave. Aos 30, o time mossoroense quase empatou de cabeça. O Mais Querido respondeu rápido. João Paulo ganhou da zaga, invadiu a área e bateu no canto. Wendel espalmou.

O Baraúnas passou a pressionar em busca da igualdade e o Alvinegro começou a cadenciar o jogo e tentar sair nos contra-ataques. Aos 41 minutos, João Paulo saiu para a entrada de Paulinho Soares. Pouco depois, o time ABCdista ficou com um a menos. David partiu para o ataque e quando foi finalizar acabou chutando a perna do adversário. O árbitro entendeu como proposital e expulsou o volante alvinegro.

Mesmo em desvantagem numérica, o Clube do Povo conseguiu segurar o placar e garantiu os três pontos.

Ficha Técnica

Baraúnas 1 x 2 ABC
Campeonato Estadual 2010
Data: 27/01/2010 (Quarta-feira)
Local: Estádio Leonardo Nogueira - Nogueirão
Público: -
Renda: -

Arbitragem:
Árbitro: Reginaldo Gomes
Assistentes: Flávio Gomes e Gérson Kelly Gomes
4º árbitro: Ricardo Balbino

Baraúnas: Marleudo (Wendel), Daniel, Thiago, Sadrach, John, Carlos Alberto (Kaiko), Diego, Paulinho Andrade, Robertinho (Moacir), Kaká, Dida. Técnico: Paulo Jeferson

ABC: Yamada, Marquinhos, Tiago Garça, Leonardo, Renatinho, Bileu, David, Jaime, Nino (Gabriel), João Paulo (Paulinho Soares), Carlinhos (Pedrinho). Técnico: Didi Duarte

Gols:
Baraúnas: Kaká (5 minutos do 2º tempo - pênalti)
ABC: Renatinho (22 minutos do 1º tempo) e Leonardo (34 minutos do 1º tempo)

Cartões:
Baraúnas: Daniel, Thiago, Sadrach, Kaká e Kaiko (amarelo)
ABC: Marquinhos, Tiago Garça, Bileu, David, Renatinho, Jaime e Gabriel (amarelo) e David (vermelho)

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Exigências fazem ABC desistir de jogadores

aO vice-presidente de futebol do Mais Querido, Flávio Anselmo, comunicou na manhã desta quarta-feira (27) que os jogadores Gabriel Pimba e Éderson, anunciados na tarde de ontem (26) como novos reforços do Alvinegro para a temporada 2010, não virão mais.

Depois de autorizado pelo Atlético Paranaense para realizar a negociação, o ABC acertou as bases salariais com os atletas e, inclusive, com seus procuradores, Alexandre Loures (Éderson) e Thiago (Gabriel Pimba). O CAP concordou com a liberação e foi feita a emissão das passagens. A chegada dos jogadores estava confirmada para hoje (27).

Mas, conhecidas as cláusulas finais do Instrumento de Contrato Particular, apresentadas pelo Atlético Paranaense, ficou inviável a assinatura dos contratos. O pensamento da diretoria alvinegra era contar com os jogadores até o final do Campeonato Brasileiro da Série C, mas o clube paranaense só concordou com a liberação até 31 de dezembro, ficando o Mais Querido obrigado a pagar salários em período de inatividade.

Além disso, outra cláusula do instrumento de contrato obrigava o Alvinegro a liberar, sem ônus para o CAP, os atletas caso surgisse interesse de qualquer clube das séries A e B, ou exterior, sem que o ABC fosse ressarcido de qualquer despesa.

Por fim, constava no instrumento de contrato, despesas extras, como: seguros, multas, que financeiramente oneravam o orçamento pré-estabelecido pela diretoria para com o Departamento de Futebol.

Diante desse quadro, o vice-presidente de futebol, Flávio Anselmo, conversou com o presidente ABCdista, Rubens Guilherme, e comunicou o cancelamento das negociações.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ABC contrata jogador da seleção e atacante confirma chegada

A diretoria alvinegra segue trabalhando na formação do elenco do Mais Querido para a temporada 2010. Nesta terça-feira (26), o vice-presidente de Futebol do Alvinegro, Flávio Anselmo, confirmou uma grande contratação, o meia Gabriel Pimba, jogador da seleção brasileira Sub-20 e do Atlético Paranaense.

O atleta, destaque nas categorias de base do Furacão, é visto como uma das pérolas do clube paranaense, e já com 17 anos, começou a atuar nos profissionais do clube. Seu alto potencial o levou a inúmeras convocações para a Seleção Brasileira Sub-20.

Outro que chega ao Mais Querido é o atacante Éderson. Anunciado no último dia 20, o atacante, de 20 anos, foi revelado nas categorias de base do Ceará/CE e teve seu passe cedido ao Atlético/PR, onde teve poucas chances de atuar.

Os atletas acertaram contrato com o Clube do Povo até o final da temporada, para as disputas do Campeonato Estadual e do Brasileiro da Série C e têm chegada prevista à Natal para a noite de amanhã (27). Os dois concederão entrevista coletiva na quinta-feira (28), à partir das 16h, no Auditório Ernani Alves da Silveira, no Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache.

Conheça um pouco mais dos novos reforços:

Gabriel Lima Oliveira – Gabriel Pimba
Posição: Meia
Nascimento: 04/07/1990 (19 anos)
Naturalidade: Mansidão (BA)
Altura: 1m73 Peso: 67 kg
Clubes: Atlético/PR

Éderson Alves Ribeiro Silva – Éderson
Posição: Atacante
Nascimento: 13/03/89 (20 anos)
Naturalidade: Pentecoste (CE)
Altura: 1m72 Peso: 74 Kg
Clubes: Ceará/CE (2007) e Atlético/PR (2008-2009).

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

Definida programação de viagem e concentração

O Departamento de Futebol anunciou logo após a divulgação dos jogadores relacionados para os jogos diante do Baraúnas e do Centenário, a programação de viagem e concentração para os convocados. A viagem da delegação alvinegra está marcada para as 19h.

Confira a programação completa:

Terça-feira (26/01)

18h – Jantar;
19h – Saída para Mossoró;
22h – Chegada prevista/Lanche;
23h – Recolher;

Quarta-feira (27/01)

7h às 10h – Café;
12h – Almoço;
17h – Mini Janta;
18h30 – Preleção;
- Saída para o estádio após a preleção
20h – Aquecimento;
20h30 – Jogo contra o Baraúnas;
23h – Jantar/ Embarque para Martins;

Quinta-feira (28/01)

7h às 10h – Café;
12h – Almoço;
15h30 – Saída para treino;
16h – Treino;
18h30 – Jantar;
22h – Lanche;
23h – Recolher;

Sexta-feira (29/01)

7h às 10h – Café;
12h – Almoço;
15h30 – Saída para treino;
16h – Treino;
18h30 – Jantar;
22h – Lanche;
23h – Recolher;

Sábado (30/01)

7h – Café;
7h30 – Saída para treino;
8h – Treino;
12h – Almoço;
18h30 – Jantar;
22h – Lanche;
23h – Recolher;

Domingo (31/01)

7h às 10h – Café;
12h30 – Almoço;
14h – Preleção;
- Saída para o estádio após a preleção
16h30 – Aquecimento;
17h – Jogo contra o Centenário;
20h – Jantar/Retorno para Natal.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Relacionados para os jogos contra o Baraúnas e Centenário

A comissão técnica do Mais Querido divulgou na tarde desta terça-feira (26), logo após o coletivo realizado no CT Alberi Ferreira de Matos, a relação com os jogadores convocados para os jogos diante do Baraúnas, na quarta-feira (27), e Centenário, que acontecerá no domingo (31). O treinador Didi Duarte relacionou 22 jogadores para a viagem.

As principais novidades na relação são as presenças do meia Jaime e do atacante Carlinhos, regularizados, e do também atacante Rodrigo Galvão, que apesar de aguardar condição de jogo, viaja com o grupo, já que a expectativa do Departamento de Futebol é que ele possa participar da partida contra o Centenário.

Os laterais Delano e Breno e o atacante Ivan seguem entregues ao Departamento Médico e estão fora dos confrontos.

Confira a relação completa:

Goleiros: Yamada, Welligton e Dida;
Laterais: Paulinho e Renatinho;
Zagueiros: Tiago Garça, Leonardo, Cleiton Mineiro, Edson e Alexandre;
Volantes: Marquinhos, David, Pedrinho e Bileu;
Meias: Leandrinho, Jaime e Nino;
Atacantes: João Paulo, Gabriel, Paulinho Soares, Carlinhos e Rodrigo Galvão.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Grupo fez último treino antes da viagem


O elenco alvinegro realizou na tarde desta terça-feira (26), no CT Alberi Ferreira de Matos, o último treinamento preparatório para o confronto de amanhã (27), diante do Baraúnas, em Mossoró, válido pela 2ª rodada do Campeonato Estadual.

O treinador Didi Duarte comandou um coletivo com o grupo e fez alterações na equipe em relação ao time que enfrentou o Coríntians de Caicó no domingo passado. O técnico paralisou o lance por diversas vezes e aproveitou para orientar e corrigir alguns detalhes.

No final, alguns jogadores fizeram um trabalho de finalização com cruzamentos e chutes a gol, enquanto outros treinavam cobranças de falta e penalidades.

Os laterais Delano e Breno e o atacante Ivan seguem longe dos treinos, entregues ao Departamento Médico. O plantel foi liberado e os atletas relacionados se apresentarão às 18h para a viagem.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Carlinhos e Jaime estão regularizados

O treinador ABCdista, Didi Duarte, recebeu duas boas notícias na tarde desta terça-feira (26), véspera da 2ª rodada do Campeonato Estadual. O Gerente de Futebol, Cléber Romualdo, comunicou que os atletas Carlinhos e Jaime estão regularizados e podem vestir a camisa alvinegra pela primeira vez oficialmente.

Os dois tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e, com isso, estão à disposição do treinador alvinegro já para o confronto de amanhã (27), em Mossoró (RN), contra o Baraúnas.

Aposte na Timemania e marque o ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Timemania: ABC inicia 2010 subindo no ranking

Depois de um bom desempenho durante o ano de 2009, quando terminou na 24ª colocação geral do ranking e conquistou o acesso ao Grupo II da Timemania, o ABC iniciou a nova temporada da loteria com o pé direito. Após três concursos realizados em 2010, o Mais Querido já pulou para a 22ª posição, deixando para trás, concorrentes como Sport/PE e Juventude/RS.

Em 2010 a Timemania traz algumas novidades no ranking de classificação dos clubes. Os clubes foram reposicionados nos grupos com base no total de indicações no Time do Coração recebidas no ano de 2009. Nos dois anos anteriores os grupos foram definidos em função da colocação dos times nas divisões do Campeonato Brasileiro de 2007.

Desde que se iniciou a Timemania o ABC ocupava uma posição no Grupo III, já que em 2007 o Mais Querido disputava a Série C. No acumulado 2009, conseguimos o acesso ao Grupo II da Timemania e em 2010 brigamos para alcançar o grupo principal da loteria, que divide 65% do arrecadado.

No próximo sábado (30), acontecerá mais um concurso da Timemania. É mais uma oportunidade para o torcedor ABCdista fazer a aposta no ABC. Na Timemania o apostador paga R$ 2,00, marca dez números e ganha prêmio acertando 7, 6, 5,4 ou 3 números entre os 7 sorteados. Caso o time do coração sorteado seja o mesmo escolhido, o apostador também ganha.

Aposte na Timemania, marque ABC como Time do Coração e ajude o Mais Querido a alcançar uma vaga entre os vinte primeiros colocadas da loteria.

Fonte: abcfc.com.br

Arbitragem para Baraúnas x ABC

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) divulgou o trio de arbitragem que atuará na 2ª rodada do Campeonato Estadual 2010, quando o ABC enfrentará o Baraúnas. Reginaldo Gomes será o árbitro principal da partida, que está marcada para a próxima quarta-feira (27), às 20h30, no estádio Nogueirão, em Mossoró (RN).

Confira a escala completa:

Árbitro principal: Reginaldo Gomes (RN)
Assistente 1: Flávio Gomes (RN)
Assistente 2: Gérson Kelly Gomes (RN)
4º árbitro: Ricardo Balbino (RN)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Diretoria abecedista confirma que vai buscar novos reforços

Depois de perder o lateral- direito Cláudio Roberto, devido a uma contusão, o vice-presidente de futebol do ABC, Flávio Anselmo, revelou que o clube ainda não encerrou as contratações visando a disputa do campeonato estadual. “Não existe grupo fechado. Estive em São Paulo assistindo alguns jogos para tentar trazer jogadores para o ABC. Ainda vamos fazer mais algumas contratações, e, durante esse final de semana devemos ter algumas novidades”, revelou.

A procura é para a lateral-direita e jogadores de meio-campo. Todos com o aval do treinador Didi Duarte.

No coletivo realizado na tarde desta sexta-feira, o técnico do ABC não realizou mudanças em relação ao treino da última quinta-feira. Com isso, o time que deve entrar em campo é : Yamada, Paulinho, Leonardo, Tiago Garça e Renatinho; Marquinhos Mossoró, David, Wlademir e Leandrinho; João Paulo e Paulinho Soares.

“A cada dia que passa, nós, jogadores, vamos nos conhecendo, sabendo a maneira que cada um gosta de jogar. A nossa expectativa para o estadual é a melhor possível. Nosso time vai entrar em campo buscando a vitória a todo custo. Os torcedores que estiverem no estádio podem cobrar, que o ABC vai entrar forte nesse estadual”, afirmou o zagueiro Tiago Garça.

Marquinhos: "Vamos buscar a recuperação fora de casa"


O elenco alvinegro se reapresentou na tarde desta segunda-feira (25) e logo deu início aos preparativos para a partida diante do Baraúnas, na quarta-feira (27), em Mossoró. O grupo sabe da necessidade de um bom resultado fora de casa, depois do empate na estreia, principalmente, por ter sido no estádio Frasqueirão.

“Sabemos que não foi um bom resultado o de ontem (24). Estávamos com a vitória nas mãos e deixamos escapar os três pontos em casa, diante da nossa torcida. Mas, o grupo está ciente disso e quer buscar a recuperação fora de casa”, falou o volante Marquinhos Mossoró.

O Mais Querido fará dois jogos longe de seus domínios na sequência da competição, diante do Baraúnas, na quarta-feira (27), e contra o Centenário, no próximo domingo (31).

O capitão ABCdista disse que serão duas difíceis e importantes partidas. “Sairemos para dois jogos complicados, contra o Baraúnas e Centenário. Sabemos que temos que melhorar, que mostrar mais do que mostramos ontem, mas o nosso pensamento, o nosso objetivo é conquistar os seis pontos”, afirmou Marquinhos.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Reapresentação com treino leve

O elenco alvinegro retornou aos treinamentos na tarde desta segunda-feira (25), no CT Alberi Ferreira de Matos, e sem perder tempo, iniciou os preparativos para o compromisso da próxima quarta-feira (27), diante do Baraúnas, no estádio Leonardo Nogueira – Nogueirão, em Mossoró.

Antes do treino, o técnico Didi Duarte reuniu todo o grupo no centro do gramado para uma conversa que durou cerca de 30 minutos. Na sequência, os jogadores que participaram da partida preliminar e do jogo contra o Coríntians seguiram para a piscina do clube, onde fizeram um trabalho regenerativo sob o comando do preparador físico Flávio Paiva.

O restante do plantel trabalhou com o auxiliar técnico Gilberto Lima, com a supervisão do treinador Didi Duarte. Este grupo fez uma atividade de posse de bola em campo reduzido, seguido de um treinamento de finalização com cruzamentos e chutes a gol.

Os laterais Breno e Delano e o atacante Ivan não participaram dos trabalhos. Os três estão entregues ao Departamento Médico alvinegro, em tratamento intensivo com os médicos e fisioterapeutas.

Os atletas foram liberados e voltarão aos treinos na tarde de amanhã (25), a partir das 15h30, novamente no CT. Será o último trabalho antes da viagem para Mossoró.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Programação semanal de treinos do Mais Querido

A comissão técnica definiu nesta segunda-feira (25) a programação de treinos para o elenco alvinegro, que fará dois importantes jogos fora de casa pela sequência do Campeonato Estadual. O Mais Querido enfrentará o Baraúnas na próxima quarta-feira (27), em Mossoró, e no domingo (31), jogará contra o Centenário, em Pau dos Ferros.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (25/01)

15h30 – Reapresentação (CT);

Terça-feira (26/01)

Manhã – Repouso;
15h30 – Treino Técnico (CT);
19h – Viagem para Mossoró;

Quarta-feira (27/01)

8h – Treino para os não relacionados (Academia);
16h – Treino para os não relacionados (CT);
20h30 – Jogo contra o Baraúnas (Mossoró);

Quinta-feira (28/01)

Manhã – Repouso;
15h30 – Treino Regenerativo (Martins);
16h – Treino para os não relacionados (CT);

Sexta-feira (29/01)

8h – Treino para os não relacionados (Academia);
15h30 – Treino Técnico (Martins);
16h – Treino para os não relacionados (CT);

Sábado (30/01)

8h – Treino Tático (Martins);
8h – Treino para os não relacionados (CT)
Tarde – Repouso;

Domingo (31/01)

8h – Treino para os não relacionados (CT);
17h – Jogo contra o Centenário (Pau dos Ferros).

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

ABC empata na estreia do Estadual 2010

O Mais Querido fez sua estreia no Campeonato Estadual 2010, diante da equipe do Coríntians de Caicó, no estádio Frasqueirão. Mesmo apresentando maior volume de jogo, a equipe comandada por Didi Duarte não alcançou a vitória, ficando no empate por 2 a 2.

João Paulo abriu o placar para o Clube do Povo com apenas um minuto de partida. Os visitantes chegaram ao empate com Skilo, no final da primeira etapa. Na volta para o segundo tempo, o ABC continuou dominando as ações ofensivas e chegou ao segundo gol através do lateral Renatinho. Pouco depois, em jogada confusa na pequena área, Júlio marcou e empatou, dando números finais ao confronto.

Com o empate, o Alvinegro terminou a rodada na vice-liderança, com um ponto ganho e dois gols pró. A próxima partida está marcada para quarta-feira (27), às 20h30, contra o Baraúnas, no estádio Leonardo Nogueira – Nogueirão.

Breve, matéria completa e cobertura fotográfica da partida.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

domingo, 24 de janeiro de 2010

Alvinegro goleia na preliminar

Os jogadores do elenco alvinegro que não foram relacionados para a partida de estreia diante do Coríntians de Caicó, mais a base da equipe Sub-18 que participou da Copa São Paulo, fizeram um amistoso na preliminar neste domingo (24). O time do Alvinegro goleou um selecionado de São José de Mipibu por 4 a 1. Os gols do triunfo foram marcados por Juninho (2), Judson e Isaac, com Edinho descontando para os visitantes.

O Clube do Povo atuou com: Dida, Bruno, Edson, Luan e Natan (Bruno); Luiz Henrique, Sorato, Judson (Jeckson) e Rodrigo; Juninho (Isaac) e Alvinho.

O auxiliar técnico Gilberto Lima, que comandou a equipe, aprovou o teste. “Foi uma boa forma de dar ritmo e colocar os jogadores que não foram relacionados em situação de jogo, além de manter os garotos que participaram da Copa São Paulo em atividade”, analisou.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

sábado, 23 de janeiro de 2010

Serviço do jogo ABC X Corintians de Caicó: Acesso ao estádio

A administração do estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão divulgou neste sábado (23) que os portões de acesso ao estádio serão abertos a partir das 13h. A preliminar, envolvendo os jogadores não relacionados e a base da equipe Sub-18 contra um selecionado de São José de Mipibu, está marcada para as 14h30. A estreia do Mais Querido no Estadual, diante do Coríntians de Caicó, acontecerá às 17h.

Confira como acontecerá o acesso do torcedor ao estádio:

• Arquibancada inteira e estudante/Ingresso promocional (Venda proibida): Portões A e C
• Sócio, cadeira cativa e camarote: Portão B
• Imprensa: Portão B
• Autoridades e convidados: Portão B
• Gratuidade e ex-atletas: Portão C

A administração pede a compreensão do torcedor ABCdista para que chegue cedo e evite transtornos na entrada ao estádio. Vamos encher o Frasqueirão e promover uma bela festa para incentivar os jogadores alvinegros rumo à primeira vitória no Campeonato Estadual.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Comissão técnica relaciona atletas para preliminar

A comissão técnica definiu na manhã deste sábado (23), logo após decidir os relacionados para a estreia diante do Coríntians de Caicó, os jogadores que participarão da partida preliminar, diante de um selecionado de São José de Mipibu. O amistoso está marcado para as 14h30, no estádio Frasqueirão.

O auxiliar técnico Gilberto Lima, que comandará a equipe, divulgou os 16 convocados para o confronto. A relação conta predominantemente com a base que participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais alguns atletas não relacionados.

Confira a relação completa:

Goleiros: Dida e Tárcio;
Laterais: Natan e Flávio;
Zagueiros: Igor e Edson;
Volantes: Bruno, Luiz Henrique, Sorato e Judson;
Meias: Rodrigo e Erivelton;
Atacantes: Juninho, Alvinho, Jeckson e Isaac.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Definida programação de concentração

O Departamento de Futebol anunciou logo após a divulgação da relação com os jogadores convocados para a partida diante do Coríntians de Caicó, que marcará a estreia do Mais Querido no Campeonato Estadual, a programação de concentração para o grupo. Os relacionados se apresentaram às 12h no Concentração Jorge Tavares de Morais.

Confira a programação completa:

Sábado (23/01)

12h – Apresentação/Almoço;
16h – Lanche;
18h30 – Jantar;
21h30 – Lanche;
23h – Recolher;

Domingo (24/01)

7h às 9h30 – Café (Atletas convocados para a preliminar);
7h às 10h – Café;
11h – Almoço (Atletas convocados para a preliminar);
12h30 – Almoço;
15h30 – Preleção;
- Ida para o vestiário após a preleção
16h30 – Aquecimento;
17h – Jogo contra o Coríntians;
19h – Jantar.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Relacionados para a estreia no Estadual

A comissão técnica do Mais Querido divulgou na manhã deste sábado (23), após o treinamento recreativo realizado no estádio Frasqueirão, a relação com os atletas convocados para a partida de estreia do Alvinegro no Campeonato Estadual, amanhã (23), às 17h, diante do Coríntians de Caicó. O treinador Didi Duarte relacionou 18 jogadores para o confronto.

Para a partida, o técnico não contará com os laterais Breno e Delano, que estão entregues ao Departamento Médico, e com os atacantes Carlinhos e Rodrigo Galvão, que aguardam regularização.

Confira a relação completa:

Goleiros: Yamada e Welligton;
Laterais: Paulinho e Renatinho;
Zagueiros: Leonardo, Tiago Garça, Cleiton Mineiro e Alexandre;
Volantes: Marquinhos, David, Pedrinho e Bileu;
Meias: Wlademir, Leandrinho e Nino;
Atacantes: João Paulo, Paulinho Soares e Gabriel.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Diretoria realizará pesquisa no Frasqueirão

A Vice-Presidência de Marketing e Comunicação do Mais Querido quer ouvir o torcedor ABCdista. Neste domingo (24), por ocasião da partida de estreia no Campeonato Potiguar, diante do Coríntians de Caicó, a Prime Marketing e Eventos estará realizando uma pesquisa de Escala de Qualidade com os torcedores presentes ao Frasqueirão.

O objetivo da pesquisa é de detalhar os serviços oferecidos pelo clube e a qualidade dos mesmos. A participação dos torcedores é fundamental para o sucesso da pesquisa, pois futuras ações serão realizadas com base nos resultados obtidos.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Frasqueirão completa 4 anos de glórias

Esta sexta-feira é uma data especial para o ABC Futebol Clube. Foi justamente em um 22 de janeiro, em 2006, que o Mais Querido do Rio Grande do Norte marcava história no futebol potiguar, com a inauguração do primeiro e único estádio particular do estado, o Maria Lamas Farache – Frasqueirão.

Hoje (22), o Frasqueirão comemora quatro anos de existência. Quatro anos suficientes para registrar momentos de glórias, como o título estadual de 2007, a revelação do garoto Wallyson, o acesso à Série B, conquistada com a força da Frasqueira e muitas vitórias presenciadas por uma torcida apaixonada, que fez da nossa casa, o maior trunfo para grandes conquistas.

Inaugurado na gestão do presidente Judas Tadeu Gurgel, após cinco anos de obras, o estádio Maria Lamas Farache veio concretizar um antigo sonho da Frasqueira: o sonho da casa própria. Localizado no Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache (área de 10,2 hectares) na Rota do Sol, o Frasqueirão é considerado um dos mais modernos e confortáveis estádios de futebol do país.

O retrospecto no estádio Frasqueirão, que está prestes a receber seu 100º jogo, no próximo domingo (24), é amplamente favorável. Jogando em casa, o Mais Querido conquistou 59 vitórias, empatou 21 e sofreu apenas 19 derrotas.

Todo esse retrospecto se transformou em títulos. No Frasqueirão, o ABC conquistou o bicampeonato estadual 2007/2008, este último, o 50º da história do clube, além da memorável campanha do acesso à Série B em 2007, quando dos 16 confrontos sob seus domínios, o Clube do Povo venceu 15 e empatou um.

Pelo Frasqueirão passaram muitos clubes tradicionais, como Corinthians/SP, Vasco, Flamengo, Bahia, Paraná, Ponte Preta, Guarani e Lusa do Canindé, além de nordestinos mais conhecidos, como Ceará SC, Fortaleza, CRB e EC Bahia. Sport e Náutico jamais jogaram no Maria Lamas.

Domingo (24) enfrentaremos o Coríntians de Caicó, na estreia do Campeonato Potiguar 2010. Temos tudo para tornar essa data um momento histórico do ABC e a presença da torcida será fundamental para a construção de um belo espetáculo. Vamos encher o Frasqueirão, comemorar os quatro anos do nosso estádio e empurrar os nossos atletas em busca da primeira vitória no Estadual. Avante Frasqueira!

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Convocação Torcida - ABC X Corintians de Caicó

O Departamento de Marketing do ABC produziu um vídeo para convocar a torcida ABCdista a comparecer em massa no jogo de estreia do Campeonato Estadual.
Este vídeo será veiculado em algumas emissoras de televisão e você acompanha aqui em primeira mão!

http://www.youtube.com/watch?v=znnV7GhnVNo


VOCÊ ESTÁ CONVOCADO! FAÇA SUA PARTE!

Arbitragem para partida de estreia no Frasqueirão

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) divulgou o trio de arbitragem que atuará na estreia do Mais Querido no Campeonato Estadual 2010, quando o ABC enfrentará o Coríntians de Caicó/RN. Lenilson de Lima será o árbitro principal da partida, que está marcada para o próximo domingo (24), às 17h (horário de Natal), no estádio Frasqueirão, em Natal (RN).

Confira a escala completa:

Árbitro principal: Lenilson de Lima (RN)
Assistente 1: Izac Márcio da Silva (RN)
Assistente 2: Gilvânia Dantas (RN)
4º árbitro: Caio Max Vieira (RN)

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

ABC desfaz acordo com lateral

O Vice-Presidente de Futebol Profissional do ABC, Flávio Anselmo, comunicou na tarde desta quinta-feira (21) que o lateral-direito Cláudio Roberto, anunciado ontem como reforço, não virá mais para o Mais Querido.

O atleta entrou em contato com o clube e informou que devido a problemas pessoais só poderia se apresentar ao ABC no prazo de 20 a 30 dias. “O atleta entrou em contato comigo, passou a situação e diante da nossa necessidade de um jogador para a posição, conversamos e chegamos à conclusão que era melhor desfazer a negociação”, afirmou Anselmo.

O dirigente ABCdista aproveitou a oportunidade para agradecer a atitude honesta do jogador, que revelou a sua real situação, e informou que fez um pré-acerto com o atleta para a disputa do Campeonato Brasileiro, no 2º semestre de 2010.

Flávio Anselmo confirmou também que a diretoria alvinegra continua em busca de um lateral-direito para a vaga deixada por Cláudio Roberto e que nos próximos dias esse nome deverá ser divulgado.

Aposte na Timemania e marque o ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

ABC tem 24 jogadores regularizados

De acordo com o site da CBF, o ABC tem até o momento 24 jogadores regularizados. O prazo de inscrição para a estréia do estadual se encerra amanhã.

Dos 24 regularizados, 20 já estavam no time profissional desde do início da pré-temporada. Os outros 4 estavam disputando a Copa São Paulo pelo ABC. São eles o zagueiro Édson, o volante Luiz Henrique, o meia Rodrigo e o atacante Alvinho.

Confira a lista de regularizados:

Goleiros: Yamada, Wellington e Dida;
Laterais: Paulinho, Breno, Renatinho e Delano;
Zagueiros: Leonardo, Tiago Garça, Édson, Cleiton Mineiro e Alexandre;
Volantes: Marquinhos Mossoró, Sorato*, David e Luiz Henrique;
Meias: Wlademir, Gabriel, Leandrinho e Rodrigo;
Atacantes: João Paulo, Ivan, Alvinho e Paulinho Soares.


* Apesar de estar regularizado, Sorato não poderá jogar a primeira partida do estadual pois foi expulso na final do estadual sub-18 do ano passado. Como o ABC estava em dúvida se podia ou não utiliza-lo, preferiu não arriscar.

Departamento de Futebol do ABC define preliminar para domingo

O Departamento de Futebol comunicou na manhã desta quinta-feira (21) que alguns atletas que não forem relacionados para a partida de estreia no Campeonato Estadual, diante do Coríntians de Caicó, mais a base da equipe Sub-18 que participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior, farão uma partida preliminar domingo (24), às 14h30, no estádio Frasqueirão. O adversário será um selecionado de São José de Mipibu.

O confronto, que faz parte do planejamento da comissão técnica alvinegra, servirá para manter os garotos do Sub-18 em atividade e dar ritmo de jogo aos jogadores do elenco profissional que ainda não reúnem totais condições de atuar.

É mais um motivo para o torcedor ABCdista comparecer ao estádio Maria Lamas Farache - Frasqueirão no domingo (24). Vamos prestigiar a garotada que fez bonito na Copa São Paulo e observar alguns dos reforços que estão chegando para integrar o elenco para a temporada 2010.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Analise sobre o Lateral esquerdo Delano

Lateral esquerdo Delano
(Foto: abcfc.com.br)

Não é de hoje que Delano é uma promessa dentro do ABC, sempre foi reconhecido o seu potencial, principalmente por aqueles que acompanham o trabalho de base no Alvinegro. O garoto sempre se destacou por sua altura, já que na posição em que joga não é comum um atleta desta envergadura, além de sua boa técnica.

O desempenho de Delano nesta pré-temporada veio confirmar uma suspeita que eu já tinha desde o ano passado, quando o atleta realizou duas partidas pelo Estadual. A pouca ousadia apesar da boa qualidade técnica, e o fraco desempenho defensivo apesar da estampa, já eram visíveis desde o ano passado. Tudo isso passa por uma falta de condicionamento físico, que o permita se deslocar no campo com mais velocidade, e que principalmente o permita atuar em alto nível durante os 90 minutos. O que eu vejo é que quando Delano demora a subir ao ataque, quando chega geralmente está atrasado, demora muito a retornar e por isso é vulnerável defensivamente.

Não quero ensinar o pai nosso aos vigários(departamento de futebol), mas acho que Delano deveria receber um trabalho de aprimoramento físico especial, um trabalho que o permita desempenhar o seu bom futebol. Não sei que tipo de trabalho especifico, mas o certo é que ele deve ter a sua constituição física mudada em prol de um ganho efetivo em seu desempenho. Talvez a posição do garoto dentro de campo esteja errada, talvez ele renda melhor em outra posição, mas tenho certeza que quem investir no atleta terá retorno certo, por que tecnicamente ele é bom.

Foi-se o tempo em que apenas o talento vencia no futebol mundial, exemplos desse trabalho existem aos montes, poderia fazer uma lista de atletas franzinos que mudaram completamente, mas o mais emblemático deles é o do Zico, que não por acaso tinha o apelido de Galinho de Quintino e depois se tornou o maior nome do Flamengo. É só conferir o antes e o depois logo abaixo:

(Ronaldinho no Grêmio/Ronaldinho no Barcelona)
(Zico no Flamengo 1971/ Zico no Flamengo 1982)

(Kaká no São Paulo/ Kaká 2010)
(Ronaldo no PSV/Ronaldo na Internazionale)

(Adriano Flamengo 2000/ Adriano Flamengo 2009)
(Wallyson ABC/ Wallyson Atlético-PR)

Fonte: Blog Papo Alvinegro

Federação confirma horário da estreia do Mais Querido

A Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) confirmou em comunicado enviado ao Departamento de Futebol do Mais Querido, que o jogo de estreia do Alvinegro no Campeonato Estadual, no próximo domingo (24), contra o Coríntians de Caicó, está marcado para as 17h.

Anteriormente, na tabela da competição, as partidas disputadas aos domingos estavam marcadas para iniciar às 16h. Além desta alteração, os demais jogos do primeiro turno que se realizarão aos domingos, com exceção dos confrontos da nona rodada, última da fase classificatória, passaram para as 17h.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Venda de ingressos começa sexta-feira, a partir das 13h

A diretoria alvinegra comunicou no início da noite desta quarta-feira (20) que a carga de ingressos para a partida de estreia do Mais Querido no Campeonato Estadual, no próximo domingo (24), diante do Coríntians de Caicó, só estará disponível para venda na sexta-feira (22).

Os ingressos começariam a ser comercializados na manhã desta quinta-feira (21), mas devido a um atraso na confecção e entrega dos mesmos, os cartões só chegarão ao Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache na manhã de sexta-feira (22). Depois de conferidos e distribuídos, a venda será iniciada a partir das 13h, em cinco lojas do Sacolão.

São elas: Loja Sacolão do Norte Shopping, Loja Sacolão do Centro (Av. Rio Branco), Loja Sacolão Alecrim (Av. Cel. Estevam), Loja Sacolão Lagoa Nova (Av. Antônio Basílio) e Loja Sacolão Capim Macio (Av. Eng. Roberto Freire).

Lembrando que o valor promocional dos ingressos para o jogo de estreia é: arquibancada R$ 15,00 e cadeira R$ 40,00. Estudantes e idosos pagarão o valor promocional de R$ 8,00 para arquibancada e R$ 20,00 para a cadeira.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

ABC confirma acerto com mais dois jogadores

Depois de anunciar a contratação do atacante Ricardo Costa, que estava atuando no futebol coreano, a diretoria alvinegra confirmou na tarde desta quarta-feira (20) o acerto com mais dois jogadores. Na próxima sexta-feira (22), chegarão ao clube o lateral-direito Cláudio Roberto e o atacante Éderson.

Cláudio Roberto, 29 anos, 1m80, 74 quilos, é lateral-direito e rescindiu contrato recentemente com o Atlético/MG. O atleta chega ao ABC após atuar a temporada passada pelo Ipatinga/MG. Além disso, Cláudio, revelado no Atlético/PR, teve passagens também por clubes como o Goiás/GO e o Paraná Clube/PR.

Já Éderson, de apenas 20 anos, cearense da cidade de Pentecoste, é bem menos rodado. Revelação das categorias de base do Ceará/CE, teve seu passe cedido ao Atlético/PR, onde teve poucas chances de atuar.

O atacante, que chega ao clube por indicação do treinador Didi Duarte, deveria ser anunciado há duas semanas atrás, mas sua liberação junto ao time paranaense foi demorada. Somente após os esforços da Vice-Presidência de Futebol Profissional que o ABC conseguiu concretizar o acerto com o atleta.

Os dois atletas fecharam contrato até o fim do Campeonato Estadual, com a opção de renovação para o restante da temporada, e chegarão à Natal na próxima sexta-feira (22) para se integrarem ao grupo alvinegro.

Confira o perfil dos novos contratados:

Cláudio Roberto Siqueira Fernandes Filho – Cláudio Roberto
Posição: Lateral-Direito
Nascimento: 21/06/80 (29 anos)
Naturalidade: Londrina (PR)
Altura: 1m80 Peso: 74 Kg
Clubes: Atlético/PR (1999-2001), Goiás/GO (2001), Atlético/PR (2002), Iraty/PR (2002), Paraná Clube/PR (2004), Internacional de Limeira/SP (2005), Paysandú/PA (2005), CSA/AL (2006), Ituiutaba/MG (2006), Atlético/MG (2007), Atlético/GO (2008) e Ipatinga/MG (2009).

Éderson Alves Ribeiro Silva – Éderson
Posição: Atacante
Nascimento: 13/03/89 (20 anos)
Naturalidade: Pentecoste (CE)
Altura: 1m72 Peso: 74 Kg
Clubes: Ceará/CE (2007) e Atlético/PR (2008-2009).

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ABC apresenta mais uma ferramenta de interação

Visando divulgar algumas ações do ABC Futebol Clube, bem como estreitar o relacionamento com o seu torcedor, que o Departamento de Marketing, juntamente com a Assessoria de Imprensa do Clube, criou o Perfil Oficial do ABC no Orkut.

Através dele poderemos convocar, fazer enquetes, lançar promoções, divulgar vídeos, fotos, mensagens, ouvir nosso torcedor de uma forma mais ampla e democrática.

Vale lembrar que essa ferramenta é de extrema importância para o crescimento do clube, ou seja, use e utilize como uma forma de ajudar. As idéias, as críticas construtívas e os elogios sempre serão bem vindos.

A participação da torcida em todas as ações é fundamental, o ABC Futebol Clube é feito por todos nós, é de todos nós, de Dudé a Deuzinha, de um grande empresário a um simples vendedor de pipoca! O ABC é uma nação, tem que estar sempre unida e pronta para encarar tudo e todos!

Nosso grande desafio começa domingo (24). Então lugar de ABCdista é no Frasqueirão, fazendo a diferença, sendo o 12º Jogador, colocando adversário para tremer as pernas com o caldeirão lotado e vibrante! Todos estão convocados a fazer parte da maior festa do futebol potiguar.

Acesse o Perfil Oficial do ABC no Orkut através do link:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3982253313266364165.

Aposte na Timemania e marque o ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Departamento de Futebol do ABC define estada em Martins


O Departamento de Futebol do Mais Querido comunicou na tarde desta terça-feira (19) que o elenco alvinegro passará um período de quatro dias na cidade de Martins, entre a segunda e terceira rodada do Campeonato Estadual.

O motivo da estada é evitar um maior desgaste do plantel, já que o Alvinegro enfrentará o Baraúnas, em Mossoró, no dia 27, e quatro dias depois, dia 31, joga contra o Centenário, em Pau dos Ferros. Assim, o grupo evita uma cansativa viagem Mossoró – Natal, e três dias depois, outra, Natal – Pau dos Ferros.

Com isso, logo após o jogo em Mossoró no dia 27, a delegação ABCdista seguirá para a cidade de Martins, onde ficará hospedada no Hotel Chalé Lagoa dos Ingás e fará treinamentos no estádio municipal, que está sendo preparado para receber os atletas alvinegros. No dia 31, o elenco viajará para Pau dos Ferros, e após a partida diante do Centenário, retornará a Natal.

A diretoria do ABC Futebol Clube aproveita para agradecer o convite e apoio da Prefeitura Municipal de Martins, a prefeita Maria José (Mazé) e o coordenador de esportes da cidade, Jean Carlos Neri Rodrigues.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

ABC anuncia novo atacante

A diretoria ABCdista trabalhou rápido e como prometido, acertou a contratação de mais um atacante para as disputas da temporada 2010. O atacante Ricardo Costa, 27 anos, fechou contrato até o fim do ano com o Mais Querido.

Ricardo Costa, 1m82, 82 quilos, é natural de São Paulo (SP) e iniciou a carreira profissional na equipe do Juventus/SP, em 1997. Em seguida, teve passagens por clubes conhecidos do futebol brasileiro, como o Corinthians/SP e o Barueri/SP, além de ter atuado em vários clubes europeus e também na Ásia.

O novo atacante alvinegro vestiu a camisa do Daejeon Citizen FC, da Coréia do Sul, na temporada passada e tem chegada prevista em Natal para a manhã da próxima quinta-feira (21), quando se juntará ao restante do elenco para os treinamentos preparativos visando o Campeonato Estadual.

Confira o perfil do novo contratado:

Ricardo Mion Varella Costa – Ricardo Costa
Posição: Atacante
Nascimento: 17/06/82 (27 anos)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Altura: 1m82 Peso: 82 Kg
Clubes: Juventus/SP (1997-2000), Corínthians/SP (2001-2002), Paulista/SP (2003), Örebro SK/Suécia (2003-2005), Club Deportivo Leganés/Espanha (2006), FC Winterthur/Suiça (2006-2007), Barueri/SP (2007), Veria/Grécia (2008) e Daejeon Citizen FC/Coréia do Sul (2009).

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

ABC tem interesse em Márcio Mossoró

Em uma conversa entre o comentarista da Rádio Globo e Morais, que é empresário de Márcio Mossoró, ele admitiu a possibilidade do jogador voltar para o Brasil e atuar pelo ABC.

O empresário disse que é uma negociação que vem sendo feita entre ele o o ABC: ” o Márcio está no Sporting Braga e nós vamos ver a questão da janela internacional de transferência. Tem a de janeiro mas eu creio que seria mais para a segunda janela em junho”.

Morais garantiu que o ABC é uma possibilidade que interessa: “Marcos depende de uma série de fatores para nós fecharmos, mas o que fato é que quer voltar para o Brasil e o ABC é uma possibilidade. É uma negociação que nós estamos fazendo mas que deve se estender por mais algum tempo até o desfecho final”.

ABC procura reforços e perde volante para a estreia do estadual

Após o empate diante do Treze no último domingo, no último amistoso do ABC antes da estreia no estadual, o alvinegro ainda procura reforços. O diretor de futebol Flávio Anselmo está em São Paulo a negócios e irá aproveitar a ocasião para observar alguns jogadores indicados pelo superintendente do clube Ricardo Moraes.

O diretor irá assistir dois jogos pela Série A2, a segunda divisão do futebol paulista. As partidas serão jogadas na quarta e na quinta. Os jogadores que serão observados não tiveram os nomes revelados. Enquanto a diretoria se mobiliza, o técnico Didi Duarte quebra a cabeça para armar a melhor equipe para estrear domingo, diante do Corintians de Caicó no Frasqueirão.

Para este jogo, Duarte não poderá contar com Sorato. O jogador foi expulso na última partida do ano passado, quando ainda defendia o time sub-18 e terá que cumprir a automática. O lateral Breno e o volante Deivid ainda são dúvidas. Eles se recuperam de lesão. A reapresentação alvinegra está marcada para esta terça, no Complexo Esportivo Vicente Farache, em Ponta Negra.

Jaime

O meia Jaime, contratado semana passada está sendo aguardado esta noite em Natal. O jogador, contratado junto ao Remo, já enviou sua documentação via e-mail para Natal e assim que chegar na capital potiguar assinará contrato. Depois disso, a diretoria já dará entrada na documentação, para deixá-lo à disposição de Didi Duarte para a estreia.

Outro que deve ficar de fora é o atacante Rodrigo Galvão, contratado também na semana passada. Ele tem passe preso ao Guaratinguetá e o vínculo com o time paulista somente se encerra no dia 30. A direção alvinegra tenta convencer os dirigentes paulistas a liberarem o atleta antes disso. Se conseguirem, ele poderá atuar dia 24, caso contrário será mais um desfalque.

Elenco ABCdista se reapresenta com treino físico


O elenco alvinegro retornou aos treinamentos na manhã desta segunda-feira (19), e sem perder tempo, deu prosseguimento aos preparativos para a estreia no Campeonato Estadual. O grupo participou de um treino físico com os preparadores físicos Flávio Paiva e Ranielle Ribeiro.

Primeiro, o plantel seguiu para a Ponta Negra Fitness Academia, onde realizou um trabalho de força geral. Na sequência, os jogadores foram para o CT José Nilson de Sá, das categorias de base, e complementaram a atividade com um treinamento de força especial com subida em rampa.

Os atletas permanecerão na Concentração Jorge Tavares de Morais e farão mais um trabalho preparatório no turno da tarde, a partir das 15h30, no CT Alberi Ferreira de Matos.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Ingressos: ABC anuncia promoção para o “Jogo 100”

A diretoria alvinegra definiu os valores dos ingressos para a estreia no Campeonato Estadual 2010, diante do Coríntians de Caicó, que será o jogo oficial de número 100 do Mais Querido no estádio Frasqueirão. Serão colocados à venda 10 mil ingressos com o valor promocional de R$ 15,00 para arquibancada e R$ 40,00 para cadeira. Estudantes e idosos pagarão meia entrada, ou seja, R$ 8,00 para arquibancada e R$ 20,00 para cadeira.

Para o restante do Campeoanto Estadual, ficou definido que o ingresso para a arquibancada custará R$ 20,00 e cadeira R$ 60,00. Estudantes e idosos pagam meia entrada.

Os ingressos começarão a ser vendidos na manhã da quinta-feira (21), a partir das 9h. Serão disponibilizados cinco pontos de venda para o torcedor alvinegro: Loja Sacolão do Norte Shopping, Loja Sacolão do Centro (Av. Rio Branco), Loja Sacolão Alecrim (Av. Cel. Estevam), Loja Sacolão Lagoa Nova (Av. Antônio Basílio) e Loja Sacolão Capim Macio (Av. Eng. Roberto Freire).

Lembrando que os Sócios Mais Querido, os proprietários de cadeiras cativa e camarotes que estiverem rigorosamente em dia com suas obrigações terão entrada franca ao estádio.

A diretoria ABCdista espera contar com grande presença da Frasqueira, e considera o apoio da torcida fundamental para a conquista do resultado positivo.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração

Fonte: abcfc.com.br

ABC fará 100º jogo oficial no Frasqueirão

O Mais Querido está prestes a completar uma marca histórica jogando no estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão. No próximo domingo (24), diante do Corintians de Caicó, jogo de estreia no Campeonato Estadual 2010, o Alvinegro estará completando 100 partidas oficiais em seu estádio.

Inaugurado em 22 de janeiro de 2006, com um jogo amistoso diante do Alecrim, que terminou empatando em 1 a 1, o Frasqueirão só veio realizar a sua primeira partida oficial um mês depois, no dia 22 de fevereiro, quando o Clube do Povo goleou o Parnahyba/PI por 5 a 1, em confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil daquele ano.

De lá para cá, foram mais 98 jogos oficias e o retrospecto ABCdista é incrível. Nas 99 partidas, o Mais Querido conquistou 59 vitórias, empatou 21 e sofreu apenas 19 derrotas.

Todo este retrospecto se transformou em títulos. No Frasqueirão, o ABC conquistou o bicampeonato estadual 2007/2008, este último, o 50º da história do clube, além da memorável campanha do acesso à Série B em 2007, quando dos 16 confrontos sob seus domínios, o Clube do Povo venceu 15 e empatou um.

Para o jogo do próximo domingo (24), a diretoria está preparando algumas novidades para o torcedor, como: promoção de ingressos, inovações no sistema de som do estádio e camisas comemorativas, que serão vestidas pelos jogadores na entrada em campo, e depois, arremessadas para a Frasqueira.

Será um domingo histórico e a presença da torcida ABCdista será fundamental para a construção de um belo espetáculo. Vamos encher o Frasqueirão e empurrar os nossos atletas em busca da primeira vitória no Estadual. Avante Frasqueira!

Confira todos os jogos oficiais do Mais Querido no Frasqueirão:

Temporada 2006

1. 22/02 – ABC 5 x 1 Parnahyba/PI / Copa do Brasil
2. 25/02 – ABC 1 x 0 ASSU / Campeonato Estadual
3. 02/03 – ABC 5 x 1 Corintians / Campeonato Estadual
4. 10/03 – ABC 1 x 2 Potiguar de Mossoró / Campeonato Estadual
5. 12/03 – ABC 1 x 2 Potiguar de Parnamirim / Campeonato Estadual
6. 15/03 – ABC 2 x 2 ASSU / Campeonato Estadual
7. 22/03 – ABC 0 x 1 Flamengo/RJ / Copa do Brasil
8. 31/03 – ABC 1 x 2 Potiguar de Mossoró / Campeonato Estadual
9. 23/04 – ABC 6 x 2 Potiguar de Parnamirim / Copa RN
10. 11/05 – ABC 2 x 0 Santa Cruz / Copa RN
11. 21/05 – ABC 1 x 0 ASSU / Copa RN
12. 10/06 – ABC 1 x 3 América / Copa RN

Temporada 2007

13. 21/01 – ABC 1 x 0 São Gonçalo / Campeonato Estadual
14. 24/01 – ABC 2 x 1 Alecrim / Campeonato Estadual
15. 01/02 – ABC 4 x 0 Potiguar de Parnamirim / Campeonato Estadual
16. 11/02 – ABC 3 x 3 Potiguar de Mossoró / Campeonato Estadual
17. 04/03 – ABC 3 x 2 Guamaré / Campeonato Estadual
18. 18/03 – ABC 0 x 5 ASSU / Campeonato Estadual
19. 01/04 – ABC 3 x 0 Corintians / Campeonato Estadual
20. 15/04 – ABC 1 x 1 Potiguar de Mossoró / Campeonato Estadual
21. 22/04 – ABC 1 x 1 América / Campeonato Estadual
22. 29/04 – América 2 x 5 ABC / Campeonato Estadual
23. 14/07 – ABC 4 x 0 Vera Cruz/PE / Série C
24. 18/07 – ABC 2 x 1 Central/PE / Série C
25. 05/08 – ABC 2 x 0 Atlético de Cajazeiras/PB / Série C
26. 15/08 – ABC 2 x 1 Porto/PE / Série C
27. 25/08 – ABC 2 x 0 Coruripe/AL / Série C
28. 01/09 – ABC 1 x 0 Confiança/SE / Série C
29. 23/09 – ABC 2 x 0 Rio Branco/AC / Série C
30. 30/09 – ABC 1 x 0 Fast Club/AM / Série C
31. 03/10 – ABC 2 x 1 Bahia/BA / Série C
32. 18/10 – ABC 1 x 1 Atlético/GO / Série C
33. 21/10 – ABC 4 x 3 Bahia/BA / Série C
34. 27/10 – ABC 4 x 0 Vila Nova/GO / Série C
35. 07/11 – ABC 3 x 1 Barras/PI / Série C
36. 14/11 – ABC 2 x 0 CRAC/GO / Série C
37. 17/11 – ABC 1 x 0 Nacional/PB / Série C
38. 28/11 – ABC 2 x 1 Bragantino/SP / Série C

Temporada 2008

39. 16/01 – ABC 4 x 1 Santa Cruz/ Campeonato Estadual
40. 19/01 – ABC 2 x 0 Potiguar de Parnamirim / Campeonato Estadual
41. 27/01 – ABC 2 x 0 São Gonçalo / Campeonato Estadual
42. 07/02 – ABC 1 x 0 Baraúnas / Campeonato Estadual
43. 20/02 – ABC 3 x 0 Santa Cruz / Campeonato Estadual
44. 02/03 – ABC 0 x 2 Alecrim / Campeonato Estadual
45. 05/03 – ABC 1 x 1 Madureira/RJ / Copa do Brasil
46. 12/03 – ABC 2 x 3 ASSU / Campeonato Estadual
47. 19/03 – ABC 1 x 0 Macau / Campeonato Estadual
48. 27/04 – ABC 2 x 2 Potiguar de Mossoró / Campeonato Estadual
49. 10/05 – ABC 3 x 2 Vila Nova/GO / Série B
50. 24/05 – ABC 0 x 1 Corinthians/SP / Série B
51. 06/06 – ABC 1 x 1 Juventude/RS / Série B
52. 14/06 – ABC 0 x 0 Criciúma/SC / Série B
53. 05/07 – ABC 3 x 3 Ceará/CE / Série B
54. 12/07 – ABC 0 x 0 América/RN / Série B
55. 22/07 – ABC 0 x 0 Bragantino/SP / Série B
56. 26/07 – ABC 2 x 2 Brasiliense/DF / Série B
57. 05/08 – ABC 1 x 3 Santo André/SP / Série B
58. 16/08 – ABC 1 x 0 CRB/AL / Série B
59. 26/08 – ABC 1 x 1 Avaí/SC / Série B
60. 02/09 – ABC 4 x 1 Gama/DF / Série B
61. 20/09 – ABC 1 x 0 Paraná Clube/PR / Série B
62. 23/09 – ABC 1 x 4 Fortaleza/CE / Série B
63. 03/10 – ABC 5 x 1 Bahia/BA / Série B
64. 18/10 – ABC 2 x 1 São Caetano/SP / Série B
65. 08/11 – ABC 3 x 0 Grêmio Barueri/SP / Série B
66. 15/11 – ABC 1 x 1 Marília/SP / Série B
67. 22/11 – ABC 1 x 1 Ponte Preta/SP / Série B

Temporada 2009

68. 25/01 – ABC 4 x 0 Corintians / Campeonato Estadual
69. 28/01 – ABC 2 x 1 ASSU / Campeonato Estadual
70. 04/02 – ABC 3 x 1 Potiguar de Mossoró / Campeonato Estadual
71. 18/02 – ABC 2 x 1 Potyguar – CN / Campeonato Estadual
72. 21/02 – ABC 1 x 0 Real Independente / Campeonato Estadual
73. 08/03 – ABC 0 x 0 América / Campeonato Estadual
74. 19/03 – ABC 4 x 0 Fast Club/AM / Copa do Brasil
75. 22/03 – ABC 2 x 1 Potyguar – CN / Campeonato Estadual
76. 28/03 – ABC 3 x 1 ASSU / Campeonato Estadual
77. 08/04 – ABC 2 x 2 Atlético/PR / Copa do Brasil
78. 12/04 – ABC 4 x 0 Baraúnas / Campeonato Estadual
79. 15/04 – ABC 3 x 2 Santa Cruz / Campeonato Estadual
80. 19/04 – ABC 0 x 1 Potyguar – CN / Campeonato Estadual
81. 16/05 – ABC 1 x 3 Figueirense/SC / Série B
82. 26/05 – ABC 2 x 1 Fortaleza/CE / Série B
83. 13/06 – ABC 1 x 0 Vila Nova/GO / Série B
84. 03/07 – ABC 1 x 1 Ipatinga/MG / Série B
85. 14/07 – ABC 0 x 4 São Caetano/SP / Série B
86. 24/07 – ABC 1 x 1 Guarani/SP /Série B
87. 31/07 – ABC 1 x 0 Portuguesa/SP / Série B
88. 08/08 – ABC 1 x 2 Duque de Caxias/RJ / Série B
89. 15/08 – ABC 1 x 2 Campinense/PB / Série B
90. 25/08 – ABC 2 x 1 Ponte Preta/SP / Série B
91. 05/09 – ABC 2 x 1 Juventude/RS / Série B
92. 15/09 – ABC 3 x 0 Bahia/BA / Série B
93. 26/09 – ABC 1 x 0 América/RN / Série B
94. 29/09 – ABC 2 x 1 Atlético/GO / Série B
95. 09/10 – ABC 1 x 3 Ceará/CE / Série B
96. 20/10 – ABC 2 x 3 Vasco/RJ / Série B
97. 31/10 – ABC 1 x 1 Paraná Clube/PR / Série B
98. 14/11 – ABC 6 X 2 Brasiliense/DF / Série B
99. 27/11 – ABC 0 x 1 Bragantino/SP / Série B

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

Atletas do Sub-18 serão integrados ao elenco profissional do ABC

O Departamento de Futebol do Mais Querido comunicou nesta segunda-feira (18) que cinco atletas da categoria Sub-18, que participaram da campanha do Alvinegro na Copa São Paulo de Futebol Júnior, serão integrados ao elenco profissional. São eles: o zagueiro Edson, os volantes Bruno e Luiz Henrique, o meia Rodrigo e o atacante Alvinho.

Os cinco jogadores receberam folga ao retornarem de São Paulo na segunda-feira passada (11) e se apresentarão na manhã desta terça-feira (19), a partir das 8h, no CT Alberi Ferreira de Matos, quando acontecerá a reapresentação geral do plantel profissional.

Aposte na Timemania e marque ABC como Time do Coração!

Fonte: abcfc.com.br

domingo, 17 de janeiro de 2010

Seleção do Século

Em pé: Hélio Show, Sabará, Edson, Alexandre Mineiro, Marinho Chagas,Maranhão.
Agachados: Silva, Reinaldo, Alberi, Danilo Menezes, Jorginho.

Fonte: Tribuna do Norte- Edição de 05 de fevereiro de 2001.

Frasqueirão


Inaugurado em janeiro de 2006, na gestão do presidente Judas Tadeu Gurgel, após cinco anos de obras, o estádio Maria Lamas Farache veio concretizar um antigo sonho da Frasqueira: o sonho da casa própria. Localizado no complexo sócio-esportivo Vicente Farache (área de 10,2 hectares) na Rota do Sol, o Frasqueirão, como é chamado, é considerado um dos mais modernos e confortáveis estádios de futebol do país. A construção iniciada em 2001, continua até hoje, em permanente ampliação. Em março de 2008 a capacidade do Frasqueirão cresceu para 18 mil expectadores, e deverá aumentar já neste ano, quando os espaços existentes entre os quatro módulos serão fechados. “Já gastamos mais dez milhões de Reais. No início foi bastante difícil, pois tive que ir de encontro a muita gente. Mas com muita luta e persistência consegui mostrar a todos que a construção do nosso estádio seria a redenção do clube. Hoje, ninguém consegue conceber o ABC sem o Frasqueirão”, ressalta o presidente Judas Tadeu.

Junto ao sonho concretizado vieram outras conquistas. No Maria Lamas Farache o ABC ganhou os campeonatos estaduais de 2007 e 2008, conquistou o acesso à série B em 2007, e a Copa RN 2008. O projeto foi do arquiteto Glay Carlis e teve como engenheiro responsável, o engenheiro do clube Paulo Tarcísio.

COMPLEXO SÓCIO-ESPORTIVO VICENTE FARACHE

O Complexo é composto por:

  • Estádio Maria Lamas Farache
  • CT dos profissionais Alberi Ferreira de Matos (01 campo de treinamento com arquibancada para 1,5 mil espectadores)
  • Sede Social administrativa (Presidência,secretaria,auditório,sala de imprensa e sala de troféus)
  • Concentração Jorge Tavares de Morais- Futebol profissional (apartamentos, refeitório, sala de musculação, sala de preleção, departamento médico e departamento de futebol)
  • CT das bases - presidente José Nilson de Sá (02 campos de treinamento, apartamentos e refeitório).

História do ABC

EM 1915 SURGIA O MAIS QUERIDO!

Natal ainda era uma cidade pacata e provinciana, com uma população estimada em 27 mil habitantes, quando no início do século XX, mais precisamente aos 29 dias do mês de junho do ano de 1915, surgia o ABC Futebol Clube: primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte, e que se transformaria, com o passar dos anos, na maior e mais querida agremiação futebolística do estado e recordista mundial em conquistas de títulos estaduais. A cidade tinha como presidente (o termo prefeito ainda não existia) da Intendência Municipal de Natal, o comerciante e abolicionista Romualdo Galvão; e o Rio Grande do Norte acabara de eleger em 1914, pela primeira vez pelo voto direto, o magistrado Joaquim Ferreira Chaves, para governar os destinos do povo potiguar, acabando com a oligarquia dos Albuquerque Maranhão.

Casa onde o ABC foi fundadao em 29 junho de 1915

“A distração daquele tempo era o cinema Politheama de “seu” Leal, as festas religiosas, um futebol ainda muito primitivo e o tão falado circo do “seu” Striguini, que vez por outra aparecia por aqui...não havia vôlei, nem basquete, nem concursos de misses, nem biquínis e nem “brejeiras”. Os homens tinham palavra e prezavam a sua honra, e o nosso Réis era moeda forte”, relatou o ex-presidente do ABC, médico José Tavares, em conferência proferida por ele na comemoração do 44º aniversário do ABC, em 1959. Vale somar as referências de entretenimento da época, levantadas por José Tavares, o Cine-Teatro Carlos Gomes, hoje Teatro Alberto Maranhão.

Esse era o cenário de Natal em meados da década de 1910, quando na tarde, do dia 29 de junho de 1915, um grupo de jovens natalenses, alguns praticantes de remo, fundou o ABC Futebol Clube. O surgimento do Mais Querido aconteceu num dos cômodos do casarão do coronel Avelino Alves Freire – respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN –, situado na Av. Rio Branco, no bairro da Ribeira, com frente para os fundos do então Cine-Teatro Carlos Gomes.

Participaram da histórica reunião: João Emílio Freire – filho do coronel , Avelino Freire, e eleito por unanimidade como o primeiro presidente do ABC –, o próprio coronel Avelino Alves Freire, Avelino Alves Freire Filho (conhecido como Lili, também filho do coronel Avelino e primeiro goleiro do alvinegro potiguar), Alexandre Bigois, Arary Brito, Artur Coelho, Álvaro Borges, Antônio Alves Ferreira, Cipriano Rocha Filho, Carlos Noronha, Cícero Aranha, Francisco Deão, Francisco Antônio, Frederico Murtinho Braga, Francisco Mororó, José Potiguar Pinheiro, José Cabral de Macedo (o Tarugo), Júlio Meira e Sá, Josafá dos Santos, João Cirineu de Vasconcelos (o Baluá), João dos Santos Filho, José Pedro (o Pé de Ouro), José Aurino da Rocha, Luiz óbrega, Manoel Dantas Moura, Manuel Dantas Cavalcanti, Manoel Avelino do Amaral, Manoel Bezerra da Silva (o Paraguay), Marciano Freire, Mário Eugênio Lira, Silvério Carlos de Noronha e Sólon Rufino Aranha.

A escolha do nome

A primeira providência da reunião foi a de escolher um nome para a agremiação que nascia. Por sugestão de José Potiguar Pinheiro, o primeiro clube do RN adotou o nome de ABC Futebol Clube, aprovado por unanimidade. O conjunto de letras ABC prestou uma justa homenagem ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, assinado em 1903 (ver Box nesta página). A escolha do nome veio revelar a preocupação social dos jovens rapazes, apesar da maioria pertencer à alta sociedade natalense.

Primeira Diretoria

Também foram escolhidos os primeiros dirigentes que tiveram o privilégio em dar o pontapé, literalmente, para o início de uma história repleta de glórias, que dura há 93 anos. A primeira diretoria foi assim composta: João Emílio Freire – presidente, José Potiguar Pinheiro – vice-presidente, Manoel Dantas Moura – 1º secretário, Solon Rufino Aranha – 2º secretário, Avelino Freire Filho – tesoureiro, e José dos Santos – diretor de esportes. Esses valorosos homens ficaram à frente do ABC, no período de 29/06/1915 a 03/06/1916.

Primeiro Jogo
Primeiro uniforme do ABC durou até o final dos anos 20 - Time de 1928

Segundo registro do livro “Os Esportes em Natal”, de 1991, do pesquisador natalense Procópio Netto, o primeiro jogo do ABC Futebol Clube aconteceu em 20 de setembro de 1915, contra o Natal Esporte Clube. Placar? 13 a 1 para o Mais Querido, que assim, já nascia grande. Sobre essa partida não existem registros na imprensa local, mas deve-se levar em consideração a informação do pesquisador potiguar, pois a segunda atuação do ABC foi registrada à época pelo jornal A República, como sendo “o segundo match oficial...”. Aconteceu em 26 de setembro de 1915, no campo (ground) da Vila Cincinato (ver Box na página seguinte), contra o América, seu eterno e mais tradicional rival. Placar? 4 a 0 para o ABC. Ratificando a fome de gols do primeiro jogo. Vale salientar que o ABC, nesse jogo, atuou com o time reserva (segundo quadro como era chamado), enquanto que o América com a sua equipe principal (primeiro quadro).

Notícia do jogo publicada pelo jornal A República: “Realizou-se no dia 26/09/1915, às 16:00 horas, no ground da square Pedro Velho, o segundo match oficial promovido pela Liga Desportiva Natalense, entre o 2º team do ABC e o 1º team do América. A luta começou favorável ao América, mas, devido à desigualdade de forças e ao mais perfeito treinamento do ABC, conseguiu este clube fazer quatro goals a zero. O 2º team do ABC estava assim distribuído: Avelino (Lili), Batalha, Borges, Cabral (Tarugo), Paraguay, Freire, Bigois, Moacyr, Mandu, Nóbrega e Mousinho. Reservas: Baluá, Elissozio e Bill. O 1º team do América com Siqueira I, Lélio, Gato, Carvalho, Galo, Antônio, Barros, Siqueira II, Neco, Garcia e Pipio. Reservas: Revorêdo, Lopes e Tupy. Atuou como referee (assim era chamado o árbitro) Júlio Meira e Sá; referees de linha Manoel Gomes e Aguinaldo Fernandes; referees de goal (ficavam atrás das traves) Sérgio Severo e Araty Brito. Os goals do ABC foram alcançados por Mousinho (dois), Mandu e Baluá”. (A República de 25 a 27/09/1915) informações obtidas na plaquete “ABC, honra e glória do esporte potiguar (II)”, publicada em 2005, pelo pesquisador natalense, Luiz G. M. Bezerra.

Amor pelo ABC acima de tudo

A história do ABC Futebol Clube deve, obrigatoriamente, dispensar um capítulo à parte ao casal Vicente Farache Netto (1902-1967) e Maria do Rosário Lamas Farache (1906-1949). Ambos foram, sem dúvida, o esteio do clube por quase 15 anos, enquanto foram casados de 1935 a 1949, ano da morte de Maria Lamas. Nesse período, o casal protagonizou um intenso caso de amor com o Mais Querido.

Vicente e Maria Lamas em momento romântico na casa de veraneio na praia da redinha

O natalense Vicente Farache (filho do italiano José Farache e da brasileira Maria Carmina Farache) sempre teve uma condição financeira privilegiada, pelo fato de seu pai ser um comerciante de prestígio em Natal, no início do século XX. Aos 18 anos foi o ponta direita (bastante limitado) do time que conquistou para o ABC o primeiro título de campeão potiguar. Vendo que não tinha muito jeito para a bola voltou-se para o comércio, além de embarcar para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de direito em 1927. Anos depois foi promotor público em Natal, e membro do Tribunal Regional Eleitoral/RN.

Retornando a Natal em 1928 afasta-se definitivamente dos “gramados” (se é que existiam à época) para dedicar-se exclusivamente à condição de dirigente. Nessa função ganha notoriedade, merecendo o título de patrono do clube, devido à sua abnegação e desprendimento. Como diretor técnico conquista o decampeonato potiguar de 1932 a 1941. Também foi responsável pela vinda de grandes jogadores para o ABC, entre os quais: Xixico (primeiro grande ídolo do ABC vindo do Ceará), Dequinha e o grande ídolo Jorginho Tavares (todos de Mossoró), segundo o pesquisador Newton Alves.

Ele não se limitou apenas, à condição de diretor técnico. Tamanho era o seu amor pelo clube, que fazia questão de chamar para si todas as responsabilidades. “Acredito que os presidentes do ABC, durante o período em que o doutor Vicente esteve presente no dia-a-dia do clube, achavam isso muito bom, por ele tomar à frente dos problemas”, revela o pesquisador natalense, Luiz G. M. Bezerra.

Assistencialismo – Contratava, dispensava, treinava, pagava os salários, empregava jogadores em suas duas lojas na Ribeira (a de sapatos e tecidos “Vicente Farache Netto” e uma joalha-ria), além de hospedar e alimentar os atletas em dias das partidas, e ainda, comprar o material de treino e de jogo. Para isso, contou com a ajuda dos quatro irmãos, principalmente de Antônio, o Tonho Farache, que com o seu antigo “Ford” transportava os jogadores para onde fosse necessário.

Mas, sem dúvida, o grande lastro de Vicente Farache foi a sua esposa, a chilena Maria Lamas Farache (filha do casal de palestinos Elias e Mercedes Lamas radicalizado no Chile) que por amor ao marido entregou-se de corpo e alma à causa abcdista. “Tinha o jeito de um italiano carrancudo, mas era gentil. Só não falasse mal do ABC na frente dele, aí virava um bicho. Ele vivia para o clube. Mas dona Maria era quem cuidava de tudo dele e também fazia muito pelo ABC”, diz Maria Clotilde da Costa Rodrigues, 89anos, a dona Clotilde, que por 18 anos, de 1937 a 1955, trabalhou na Relojoaria Farache, na Ribeira, pertencente aos irmãos Farache.

Quando se casou com Maria Lamas em 1935, Vicente trazia consigo o amor incondicional pelo ABC, incorporado de imediato pela esposa, que conseguiu levar à ala feminina da família Lamas o sentimento de simpatia pelo Mais Querido. “Os meus tios eram quase todos americanos, somente tio Jacob era abecedista. Mas a minha mãe Esther e as outras três irmãs torciam pelo ABC, por conta de tia Maria. Apesar de lados opostos todos conviviam harmonicamente”, revela Marco Antônio Fernandes, sobrinho de Maria Lamas Farache. Assim como Vicente, Maria Lamas veio de uma família bastante conceituada em Natal, proprietária de respeitadas casas comerciais no tradicional bairro da Ribeira – A Chilenita e o Armazém Elias Lamas. A família Lamas foi responsável, juntamente com a família Lamartine, pela introdução em Natal, de um dos esportes mais elitizados: o tênis. Nem por isso, deixou de seguir o marido servindo ao ABC no que fosse possível.

Vicente Farache,primeiro à esquerda, com o elenco decacampeão Potiguar
O Deca campeonato

O ABC é o recordista brasileiro de títulos consecutivos. O Mais Querido conquistou entre 1932 e 1941, o decacampeonato estadual. Tal façanha está registrada inclusive no Guiness Book of Records. Neste caso, o alvinegro de Natal divide a primazia com o América mineiro, que também venceu dez vezes seguidas o campeonato do seu estado entre 1916 e 1925.

No decampeonato do Alvinegro há detalhes que seriam praticamente impossíveis hoje, salvo um ou outro caso de excepcionalidade. Nos 10 anos do ABC os maiores exemplos de amor ao clube foram dados pelo goleador Xixico e o volante Simão (únicos realmente decacampeões, de 32 a 41), Nezinho e Dorcelino, com nove anos dos 10 campeonatos, Hermes (de 35 a 1940), Mário Crise (de 32 a 39), e ainda outros campeões que variaram suas participações com menos tempo de clube. São os casos de Mário Mota (38 a 41), Adalberto (32 a 36), o goleiro Edgar em temporadas alternadas de 35, 36, 40 e 41, provavelmente por estar fora de Natal. Como curiosidade registrar que nos 10 títulos consecutivos o ABC contou com seis goleiros entre reservas e titulares, revezando-se nas 10 temporadas.

Conheça todos que ganharam o deca

Os 50 decampeões pelo ABC FC, de 1932 a 41 são estes: goleiros, Tarzã, Diógenes, Edgar, Nené, Daniel, Nunes e Jônatas, e demais posições os titulares e suplentes Bicudo, Zé Maria, Pedrinho, Albano, Mário Mota, Pageú, Vilarim, Nezinho 1o., Nezinho 2o. , Netinho, Cesário, Neguinho, Nenéo, Gageiro, Joãozinho, Zé Lins, Tico, Saravotti, Enéas, Barbalho, Paulino, Elias, Xixico, Dorcelino, Adalberto, Pereirão, Augusto Lourival, Mário Crise, Soldado, Romano, Arlindo, Zeca, Hermes, Acácio, Valter, Teixeira, Osvaldo, Edvard, Nepó e Novinho. Técnico, Vicente Farache nos 10 títulos.

A maior excursão da história

O ABC se destacou como o clube Brasileiro com maior tempo de permanência fora do País (mais de 100 dias), jogando em gramados da Ásia, África e Europa.

Ser decacampeão não é o único motivo de orgulho dos ABCdistas na vasta e gloriosa história do time. Em 1973, a equipe bateu outro recorde, até hoje inigualável e digno de presença no Guinnes Book. Durante 108 dias, o time excursionou pela Europa, Ásia e África, se transformando no clube de futebol a permanecer maior tempo fora do Brasil, um feito que entrou para história do esporte nacional. A delegação alvinegra deixou Natal em 17 de agosto e retornou no dia 6 de dezembro do mesmo ano (112 dias com viagens aéreas e terrestres).

O motivo da viagem não foi dos mais nobres – a equipe havia sido suspensa por dois anos, pela então CBD (Confederação Brasileira de Desporto) hoje CBF, por ter utilizado dois jogadores irregulares – Rildo e Marcílio – em um jogo contra o Botafogo-RJ, pelo Brasileiro de 1972. Os resultados obtidos durante a excursão, no entanto, se tornaram um orgulho para os torcedores, dirigentes e jogadores do "Mais Querido". Em 24 partidas contra times e seleções dos três continentes, o Alvinegro conseguiu sete vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas. Foram 30 gols a favor e 21 contra.

Após um início irregular, o time engrenou e conseguiu ficar invicto nos 14 últimos jogos da série. Seleções como a da Romênia, Somália, Etiópia e Líbano sofreram nos pés de craques como Sabará, Maranhão, Alberi, Danilo Menezes e Jorge Demolidor. A maior goleada da excursão foi sobre a seleção Etíope de Novos, pelo placar de 6 a 2.

Da viagem participaram os goleiros Veludo, Erivan, Floriano e os jogadores Sabará, Edson, Telino, Walter Cardoso, Anchieta, Wagner, Soares, Baltazar, Valdecy Santana, Maranhão, Libânio, Alberi, Morais, Danilo Menezes e Jorge Demolidor, este tornando o artilheiro, balançando as redes adversárias 10 vezes.

A jornada marcou o grande momento da internacionalização do ABC Futebol Clube, assim como do reconhecimento da qualidade da equipe, então coroada com o tetra-campeonato estadual (1970, 1971, 1972 e 1973).

A delegação era chefiada por Jácio Fiúza e formada ainda pelo técnico Danilo Alvim, o supervisor José Prudêncio Sobrinho, o médico Sérgio Lamartine, o fisicultor Sebastião Cunha, o massagista Zózimo Nascimento e o jornalista Celso Martinelli, da Rádio Cabugi, que gravava os jogos, reproduzidos depois em Natal para os torcedores saudosos da equipe no outro lado do Atlântico.

A excursão foi promovida graças à amizade do então presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, João Machado, como o todo poderoso da CBD na época, João Havelange.

Campanha da excursão

29/08 – ABC 1 x 0 Fenerbahce (Turquia)
Gol: Morais

31/08 – ABC 2 x 3 Altay (Turquia)
Gols: Alberi e Jorge Demolidor

02/09 – ABC 0 x 0 Manissa (Turquia)

06/09 – ABC 0 x 2 Panathinaikos (Grécia)

10/09 – ABC 0 x 0 Kastoria (Grécia)

15/09 – ABC 1 x 1 Seleção da Romênia
Gol: Jorge Demolidor

17/09 – ABC 3 x 3 Arges Pitesti (Romênia)
Gols: Danilo Menezes, Jorge Demolidor e Morais

19/09 – ABC 0 x 1 Craióva (Romênia)

23/09 – ABC 0 x 4 Rapid DFC (Romênia)

09/10 – ABC 0 x 2 Constanza (Romênia)

14/10 – ABC 1 x 0 Zeljaznicar (Iugoslávia)
Gol: Jorge Demolidor

17/10 – ABC 0 x 0 Bugoyno (Iugoslávia)

20/10 – ABC 0 x 0 Bor (Iugoslávia)

04/11 – ABC 1 x 1 Seleção do Líbano
Gol: Jorge Demolidor

08/11 – ABC 6 x 2 Seleção de Novos da Etiópia
Gols: Alberi (2), Jorge Demolidor (2), Danilo Menezes e Libânio

11/11 – ABC 0 x 0 Seleção da Etiópia

16/11 – ABC 3 x 0 Horsed (Somália)
Gols: Alberi, Libânio e Soares

18/11 – ABC 4 x 0 Kifnave (Somália)
Gols: Alberi, Libânio, Valdeci e Anchieta

21/11 – ABC 1 x 1 Seleção da Somália
Gol: Alberi

23/11 – ABC 2 x 0 Seleção de Uganda
Gols: Alberi e Anchieta

25/11 – ABC 0 x 0 Express (Uganda)

27/11 – ABC 4 x 0 Arms (Uganda)
Gols: Jorge Demolidor (2), Alberi e Walter Cardoso

29/11 – ABC 1 x 1 Norogoró (Tanzânia)
Gol: Jorge Demolidor

30/11 – ABC 0 x 0 Seleção da Tanzânia

SÍMBOLOS

O escudo

O estatuto do clube no seu artigo 60 - O pavilhão do ABC é constituído por duas listras largas, de cor branca, horizontais e iguais, separadas por uma listra preta, mais larga e também disposta horizontalmente, na qual figura a inscrição ABC F.C., em cor branca, e, no centro esquerdo da listra branca superior, quatro estrelas amarelas, simbolizando os campeonatos de futebol conquistados no ano de 1954, bem como uma quinta estrela da mesma cor, de tamanho maior, localizada na faixa branca inferior, simbolizando a conquista do campeonato do futebol profissional no ano do sesquicentenário da Independência do Brasil.

A bandeira

A bandeira oficial do ABC, tem as cores no sentido horizontal, com três faixas, sendo as faixas superior e a inferior brancas e a do centro, preta, ficando o nome do clube em branco. Na faixa branca superior possui 4 estrelas amarelas e à esquerda. Na faixa inferior branca, uma estrela maior no canto direito, lembrando as estrelas do escudo.

Mascote

O mascote adotado pelo clube é o elefante que é uma homenagem ao Rio Grande do Norte que tem o mapa no formato de um elefante.

O Hino

Foi composto por Claudomiro Batista de Oliveira (Dôzinho), em 1962.

ABC clube do povo
Campeão das multidões
Serás sempre o mais querido
Pelos nossos corações

Eu me orgulho ser da terra potiguar
Quando vou para o gramado
Ver o ABC jogar

É bola pra aqui
É bola pra lá
A turma joga com classe
E com raça pra ganhar
O adversário fica no campo perdido
Salve, o mais querido

Salve, o mais querido
Salve, o mais querido
Salve, o mais querido